Casos de sucesso
Investigação & Desenvolvimento
  • bg


INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO



A Documática implementou três linhas de negócio, concebidas e geridas segundo critérios de qualidade, competitividade, segurança e flexibilidade, com o objectivo de satisfazer as necessidades dos seus clientes.


ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO


A inovação não se avalia apenas pela introdução de novas funcionalidades, mas também pela introdução de novos paradigmas tecnológicos.

A estratégia de I&DT Documática evoluiu nesse sentido, e o desenvolvimento de novas soluções e serviços endereçam as atuais necessidades dos clientes:

1. Novas visões de conhecimento sobre a informação, porque acumular informação per si não produz conhecimento;

2. Agilização e simplificação de processos de negócio;

3. Interoperabilidade aplicacional;

4. Manipulação da informação de forma eficiente, rápida e segura;

5. Flexibilidade da arquitetura.



A aproximação da Documática a estas e outras questões tomou uma forma, do nosso ponto de vista inédita, visto termo-nos colocado na posição do cliente e questionarmo-nos sobre as necessidades e preocupações que os sistemas atuais lhes colocam.
 
• A experiência acumulada e a proximidade com o cliente, foram de importância capital neste processo.

O modelo de negócio (B2B) posiciona a empresa num nível elevado da cadeia de valor uma vez que os seus clientes são os destinatários finais dos produtos e serviços:


• Serão disponibilizados de forma escalável e funcionalmente diferenciadores.



METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE NOVAS SOLUÇÕES E SERVIÇOS




1. Aposta nas competências nacionais com desenvolvimento de soluções próprias;

2. Implementação de uma filosofia de colaboração como base do trabalho do núcleo de I&DT assente no pressuposto que as entidades (Financeiras, Governamentais, Serviços, Comércio e Indústria) partilham, ao nível funcional e tecnológico, necessidades bastante semelhantes: 



• Sistema único de criação de soluções, com desenho orientado à reengenharia de processos e à redução dos custos de exploração, disponibilizando um conjunto de funcionalidades nucleares, escaláveis em desempenho e volumetria, operando em sistemas informáticos distintos;


3. Objetivo continuado de apresentação aos clientes de plataformas tecnológicas e de software aplicacional state of the art com vista a:


• Obtenção de significativos ganhos de produtividade operacionais;

• Acréscimo de funcionalidades;

• Alcançar patamares tecnológicos mais elevados;

• Introduzir alterações à legislação vigente à data;


4. Elaboração dos RoadMap dos Produtos e Serviços tendo por fonte a informação resultante de:


• Análises de mercado e soluções concorrentes: RFPs e RFIs;

• Inquéritos de satisfação dos projetos e anuais de satisfação dos clientes;
 
• Novas funcionalidades desenvolvidas em projetos específicos são integradas na solução se existir uma procura recorrente.



NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS


É objetivo da Documatica efetuar a investigação e o desenvolvimento de três novos produtos que consideramos ser inovadores e disruptivos do estado da arte:


1. Info Selektor - Assistente Virtual;

2. Cognitive Capture;
 
3. Serviços de Garantia de Autenticidade e de Usabilidade dos Cheques.



Com a utilização de diversas vertentes da Inteligência Artificial nos Novos Produtos espera-se obter um conjunto de benefícios muito importantes e significativos para as empresas:


• Maior eficácia;

• Redução do erro humano;

• Enriquecimento da informação, transformando-a em conhecimento, o qual será utilizado apropriadamente em cada contexto dos processos de negócio.