Projectos Cofianciados pela EU




Projecto DOC-NIDT – LISBOA-01-0247-FEDER-045086
INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
NÚCLEOS DE I&D INDIVIDUAIS

Programa Operacional Regional de Lisboa
 
O projecto tem como objectivo principal a Dinamização do processo de investigação e desenvolvimento tecnológico baseado num Núcleo de I&DT, reforçando as competências de inovação e desenvolvimento de novos produtos enquanto suporte da competitividade da empresa nos mercados externos.

Objectivos estratégicos da Empresa
 
Ser uma empresa de referência na desmaterialização e automação de processos de negócio relacionados com a gestão da informação e de fluxos financeiros, e na transformação da informação em modelos preditivos de suporte ao negócio e à decisão.

Objectivos estratégicos do Projecto
 
É objectivo estratégico do Núcleo de I&DT reforçar a capacidade de inovação da Documática, factor essencial para a competitividade da empresa nos mercados externos. Mantendo o actual foco na Inovação, o referido reforço será efectuado segundo duas vertentes:
  1. Dinamização do processo de investigação e desenvolvimento tecnológico baseado num Núcleo de I&DT com elementos dedicados e em permanência, assente na admissão de novos colaboradores com as competências chave que permitam imprimir uma nova dinâmica, definir novas perspectivas futuras e abraçar novas tecnologias disruptivas do Estado da Arte, ou seja, voltar às origens do I&DT dentro da Documática.
  2. Implementação de um sistema eficaz de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação segundo a Norma Portuguesa 4457.
Âmbito do Projecto
 
Criação / Refundação de Núcleo de I&T com um Quadro de Técnicos Permanente com o objectivo de efectuar a Investigação e o Desenvolvimento de três Novos Produtos que consideramos ser inovadores e disruptivos do Estado da Arte:

Info Selektor – Assistente Virtual
 
Cognitive Capture – no qual se inclui uma prova de conceito do Quiosque de Entrega de Documentos
 
Check Authenticity and Usability Assurance Services
 
Identificação do Projecto
 
Designação do projecto | Projecto DOC-NIDT
Código do projecto | LISBOA-01-0247-FEDER-045086
Objectivo principal | Núcleo de IDT
Região de intervenção | Lisboa e Vale do Tejo
Entidade beneficiária | Documática - Sistemas de Processamento de Meios de Pagamento e Imagem, Limitada
 
Notificação de Aprovação
 
Data de Aprovação | 09-06-2020
Data de Início | 16-10-2020
Data de Conclusão | 16-04-2023
Custo Total Elegível | 277.502,71 EUR
Apoio Financeiro da EU | FEDER – 111.001,08 EUR
Projecto Individual Doci2021 – LISBOA-02-0752-FEDER-043407
PROJECTOS INDIVIDUAIS – Internacionalização

Programa Operacional Regional de Lisboa
 
O projecto tem como objectivo principal a Internacionalização para Novos Mercados com Novos Produtos tendo em vista uma actuação activa e diferenciadora nos mercados externos, baseada num novo modelo de negócios (SaaS), âmbito geográfico natural para o desenvolvimento sustentado da empresa.

Objectivos estratégicos
 
Ser uma empresa de referência na desmaterialização e automação de processos de negócio relacionados com a gestão da informação e de fluxos financeiros, e na transformação da informação em modelos preditivos de suporte ao negócio e à decisão.

Âmbito do Projecto
 
O projecto visa concretizar o desenvolvimento e comercialização a nível mundial de Soluções e Serviços inovadores nas seguintes áreas:

SmartCash Framework — Sistemas Globais para a Automação e Desmaterialização dos Processos de Gestão de Valores

SmartPayment Suite — Sistemas Globais para a Automação e Desmaterialização dos Processos de Processamento de Meios de Pagamento e dos Processos de Compensação Interbancária

SmartEnterprise Information — Sistemas Globais de Captura e Gestão de Informação e Automação de Processos

Investimento
 
Para atingir os objectivos, foi definido um plano integrado de investimentos cujas principais dimensões são as seguintes:

Feiras e Exposições — O projecto prevê a presença nos eventos de maior projecção internacional nas áreas de actividade da empresa (Money20/20 USA, PayExpo America, GITEX Dubai, AIIM Conference, Sibos 2020, NRF / National Retail Foundation, MEA Cash Cycle Seminar (ICCOS)

Prospecção e Captação de Clientes — O plano prevê em 2 anos, a realização de 10 acções de prospecção internacional dirigidas aos mercados alvos identificados (média de 5 acções / ano). Das 10 acções previstas, 2 destinam-se ao mercado Europeu, 3 ao mercado de África, 3 ao mercado da América do Sul e 2 ao mercado dos E.U.A.

Marketing Internacional — Promoção Activa em Canais Digitais — Implementação de tácticas de Optimização para Motores de Pesquisa (SEO), Google AdWords (search & display networks), Email Marketing (Newsletter), Marketing de Conteúdos, Social Media Marketing (SMM) em redes B2B como p. ex. LinkedIn, SEA Search Engine Advertising, Social Media Marketing e Social Media Advertising.

Reforço de Competências RH — O plano de negócio prevê a contratação de 2 colaboradores com competências em Marketing, Gestão e Comércio Internacional, com o principal objectivo de reforçar a capacidade de angariação de novos clientes nos mercados externos e internalizar práticas de Marketing Digital.

Economia Digital — Implementação de site responsivo que constituirá a base para o desenvolvimento das suas acções de Marketing Digital, Loja Virtual, e Módulo de Pagamentos Online, o qual permitirá aos Clientes efectuar o pagamento dos Produtos e Serviços.
 
Identificação do Projecto
 
Designação do projecto | Projecto Doci2021
Código do projecto | LISBOA-02-0752-FEDER-043407
Objectivo principal | Posicionamento Internacional dos Produtos e Serviços da Empresa
Região de intervenção | Lisboa e Vale do Tejo
Entidade beneficiária | Documática - Sistemas de Processamento de Meios de Pagamento e Imagem, Limitada
 
Notificação de Aprovação
 
Data de Aprovação | 18-06-2019
Data de Início | 14-06-2019
Data de Conclusão | 13-06-2022
Custo Total Elegível | 404.845,00 EUR
Apoio Financeiro da UE | FEDER – 161.938,00 EUR

Actividades e Resultados
 

No seguimento da sua aposta estratégica de internacionalização, a Documática marcou presença, através de um Stand, na GITEX Technology Week 2020 que decorreu entre 6 e 10 de Dezembro 2020 no Dubai.

No âmbito da sua participação, a Documatica efectuou o anúncio e lançamento de um conjunto de novos Produtos nas áreas dos SmartPayment, SmartCash e Intelligent Automation cujo desenvolvimento assentou na utilização de diversas vertentes da Inteligência Artificial, nomeadamente nas áreas de Machine Learning, Natural Language Processing, Computer Vision e Image Processing:

Cognitive Payment Systems — Secure Check Services para análise dos cheques bancários em tempo real, identificando tentativas de fraudes de forma a garantir a autenticidade do documento.

Intelligent Automation — Easy Capture Quiosque destinado para a Entrega de Documentos em auto-serviço 24x7, proporciona soluções que simplificam a vida dos clientes e aumentam a eficácia dos Prestadores de Serviços. Com o Easy Document é possível implementar um Balcão de Atendimento Digital através do qual se pode realizar, de uma forma totalmente autónoma e desmaterializada, a entrega da documentação requerida pelos processos de negócio, seja no contexto de Onboarding de Clientes (Abertura de Conta em Banco ou Subscrição de Apólice em Seguradora) seja no contexto Operacional (Pedido de Reembolso de Despesas Médica).

Predictive Cash Management and Automation — SmartCash Prediktor o qual permite adicionar inteligência ao processo de negócio através da disponibilização de informação preditiva em 3 dimensões: disponibilidade de valores, fraude operacional e ocorrência de falhas nos equipamentos.

Predictive Cash Management and Automation — Easy Payment Quiosque vocacionado para efectuar pagamentos em auto-serviço 24x7, disponibiliza vários métodos de pagamento e de autenticação.

Neste novo mundo em que a actividade empresarial cada vez mais se caracteriza pela globalidade e pela desmaterialização do contacto humano ao nível de todos os business stakeholders, através destes novos Produtos a Documática espera obter um conjunto de benefícios muito significativos para as empresas, nomeadamente, maior eficiência, redução do erro humano, detecção de tentativa de fraudes e enriquecimento da informação transformando-a em conhecimento e utilizando-a no contexto específico de cada processo de negócio.

Os novos Produtos suscitaram grande interesse e receptividade por parte dos participantes. Os contactos mantidos durante a feira originaram já actividades subsequentes, existindo elevado potencial de concretização de parcerias com empresas locais e de novos negócios.
 
 
A participação na GITEX Technology Week 2020, evento de referência em tecnologia no Médio Oriente e África, foi um privilégio para a Documática, marcando uma presença europeia e em particular portuguesa, no mercado do Médio Oriente e África. Este facto não escapou aos jornalistas, que entrevistaram o nosso CEO para o canal de televisão local Zorins TV.

 

No final do exercício de 2020, e apesar de todos os constrangimentos resultantes da Pandemia COVID-19, a Documática já efectuou 26% do Investimento previsto para o Projecto.
Projecto Individual iQualifica2021 – LISBOA-02-0853-FEDER-041089
PROJECTOS INDIVIDUAIS – Qualificação das PME

 
Programa Operacional Regional de Lisboa
 
O projecto tem como objectivo principal a Promoção da Competitividade, Flexibilidade e Capacidade de resposta da Empresa tendo em vista uma actuação activa e diferenciadora nos mercados externos, âmbito geográfico natural para o desenvolvimento sustentado da empresa.

Objectivos estratégicos
 
Ser uma empresa de referência na desmaterialização e automação de processos de negócio relacionados com a gestão da informação e de fluxos financeiros, e na transformação da informação em modelos preditivos de suporte ao negócio e à decisão.

Âmbito do Projecto
 
O projecto visa concretizar o desenvolvimento e comercialização a nível mundial de Soluções e Serviços inovadores nas seguintes áreas:

SmartCash Framework — Sistemas Globais para a Automação e Desmaterialização dos Processos de Gestão de Valores

SmartPayment Suite — Sistemas Globais para a Automação e Desmaterialização dos Processos de Processamento de Meios de Pagamento e dos Processos de Compensação Interbancária

SmartEnterprise Information — Sistemas Globais de Captura e Gestão de Informação e Automação de Processos

Investimento
 
Para atingir os objectivos, foi definido um plano integrado de investimentos cujas principais dimensões são as seguintes:

Protecção da Propriedade Industrial — O projecto prevê o registo de 2 Marcas de Serviços e Produtos ao nível Comunitário, assim como 2 Logotipos de Serviços e Produtos ao nível Nacional.

Competências Organizacionais — O plano de negócio prevê o upgrade do ERP PHC de forma a dotar a empresa de capacidade de emissão de Factura Digital e de cumprimento do Regulamento Geral de Protecção de Dados.

Reforço de Competências RH — O plano de negócio prevê a contratação de 1 colaborador com competências em coordenação e execução laboratorial de testes de certificação de qualidade de software, com o principal objectivo de criar novas competências nas áreas da qualidade e engenharia de Produtos e Serviços.

Sistemas de Garantia de Processos e Qualidade — O plano de negócio prevê a Implementação e Certificação do Sistema de Gestão da Investigação Desenvolvimento e Inovação (IDI) NP 4457, com o objectivo de incorporação de metodologias e processos de incubação de novos Serviços e Produtos.
 
Identificação do Projecto
 
Designação do projecto | Projecto iQualifica2021
Código do projecto | LISBOA-02-0853-FEDER-041089
Objectivo principal | Promoção da Competitividade, Flexibilidade e Capacidade de Resposta da Empresa
Região de intervenção | Lisboa e Vale do Tejo
Entidade beneficiária | Documática - Sistemas de Processamento de Meios de Pagamento e Imagem, Limitada
 
Notificação de Aprovação
 
Data de Aprovação | 26-03-2019
Data de Início | 03-04-2019
Data de Conclusão | 02-10-2021
Custo Total Elegível | 83.020,00 EUR
Apoio Financeiro da UE | FEDER – 33.208,00 EUR