Projectos Cofinanciados pela UE
Projecto Individual Doci2021 – LISBOA-02-0752-FEDER-043407
PROJECTOS INDIVIDUAIS – Internacionalização
PROJECTOS INDIVIDUAIS – Internacionalização
Programa Operacional Regional de Lisboa
Objectivos estratégicos
Âmbito do Projecto
SmartCash Framework — Sistemas Globais para a Automação e Desmaterialização dos Processos de Gestão de Valores
SmartPayment Suite — Sistemas Globais para a Automação e Desmaterialização dos Processos de Processamento de Meios de Pagamento e dos Processos de Compensação Interbancária
SmartEnterprise Information — Sistemas Globais de Captura e Gestão de Informação e Automação de Processos
Investimento
Para atingir os objectivos, foi definido um plano integrado de investimentos cujas principais dimensões são as seguintes:
Feiras e Exposições — O projecto prevê a presença nos eventos de maior projecção internacional nas áreas de actividade da empresa (Money20/20 USA, PayExpo America, GITEX Dubai, AIIM Conference, Sibos 2020, NRF / National Retail Foundation, MEA Cash Cycle Seminar (ICCOS)
Prospecção e Captação de Clientes — O plano prevê em 2 anos, a realização de 10 acções de prospecção internacional dirigidas aos mercados alvos identificados (média de 5 acções / ano). Das 10 acções previstas, 2 destinam-se ao mercado Europeu, 3 ao mercado de África, 3 ao mercado da América do Sul e 2 ao mercado dos E.U.A.
Marketing Internacional — Promoção Activa em Canais Digitais — Implementação de tácticas de Optimização para Motores de Pesquisa (SEO), Google AdWords (search & display networks), Email Marketing (Newsletter), Marketing de Conteúdos, Social Media Marketing (SMM) em redes B2B como p. ex. LinkedIn, SEA Search Engine Advertising, Social Media Marketing e Social Media Advertising.
Reforço de Competências RH — O plano de negócio prevê a contratação de 2 colaboradores com competências em Marketing, Gestão e Comércio Internacional, com o principal objectivo de reforçar a capacidade de angariação de novos clientes nos mercados externos e internalizar práticas de Marketing Digital.
Economia Digital — Implementação de site responsivo que constituirá a base para o desenvolvimento das suas acções de Marketing Digital, Loja Virtual, e Módulo de Pagamentos Online, o qual permitirá aos Clientes efectuar o pagamento dos Produtos e Serviços.
Feiras e Exposições — O projecto prevê a presença nos eventos de maior projecção internacional nas áreas de actividade da empresa (Money20/20 USA, PayExpo America, GITEX Dubai, AIIM Conference, Sibos 2020, NRF / National Retail Foundation, MEA Cash Cycle Seminar (ICCOS)
Prospecção e Captação de Clientes — O plano prevê em 2 anos, a realização de 10 acções de prospecção internacional dirigidas aos mercados alvos identificados (média de 5 acções / ano). Das 10 acções previstas, 2 destinam-se ao mercado Europeu, 3 ao mercado de África, 3 ao mercado da América do Sul e 2 ao mercado dos E.U.A.
Marketing Internacional — Promoção Activa em Canais Digitais — Implementação de tácticas de Optimização para Motores de Pesquisa (SEO), Google AdWords (search & display networks), Email Marketing (Newsletter), Marketing de Conteúdos, Social Media Marketing (SMM) em redes B2B como p. ex. LinkedIn, SEA Search Engine Advertising, Social Media Marketing e Social Media Advertising.
Reforço de Competências RH — O plano de negócio prevê a contratação de 2 colaboradores com competências em Marketing, Gestão e Comércio Internacional, com o principal objectivo de reforçar a capacidade de angariação de novos clientes nos mercados externos e internalizar práticas de Marketing Digital.
Economia Digital — Implementação de site responsivo que constituirá a base para o desenvolvimento das suas acções de Marketing Digital, Loja Virtual, e Módulo de Pagamentos Online, o qual permitirá aos Clientes efectuar o pagamento dos Produtos e Serviços.
Identificação do Projecto
Designação do projecto | | | Projecto Doci2021 |
Código do projecto | | | LISBOA-02-0752-FEDER-043407 |
Objectivo principal | | | Posicionamento Internacional dos Produtos e Serviços da Empresa |
Região de intervenção | | | Lisboa e Vale do Tejo |
Entidade beneficiária | | | Documática - Sistemas de Processamento de Meios de Pagamento e Imagem, Limitada |
Notificação de Aprovação
Data de Aprovação | | | 18-06-2019 |
Data de Início | | | 14-06-2019 |
Data de Conclusão | | | 31-12-2022 |
Custo Total Elegível | | | 404.845,00 EUR |
Apoio Financeiro da UE | | | FEDER – 161.938,00 EUR |
Actividades e Resultados
No seguimento da sua aposta estratégica de internacionalização, a Documática marcou presença, através de um Stand, na GITEX Technology Week 2020 que decorreu entre 6 e 10 de Dezembro 2020 no Dubai.
No âmbito da sua participação, a Documatica efectuou o anúncio e lançamento de um conjunto de novos Produtos nas áreas dos SmartPayment, SmartCash e Intelligent Automation cujo desenvolvimento assentou na utilização de diversas vertentes da Inteligência Artificial, nomeadamente nas áreas de Machine Learning, Natural Language Processing, Computer Vision e Image Processing:
Cognitive Payment Systems — Secure Check Services para análise dos cheques bancários em tempo real, identificando tentativas de fraudes de forma a garantir a autenticidade do documento.
Intelligent Automation — Easy Capture Quiosque destinado para a Entrega de Documentos em auto-serviço 24x7, proporciona soluções que simplificam a vida dos clientes e aumentam a eficácia dos Prestadores de Serviços. Com o Easy Document é possível implementar um Balcão de Atendimento Digital através do qual se pode realizar, de uma forma totalmente autónoma e desmaterializada, a entrega da documentação requerida pelos processos de negócio, seja no contexto de Onboarding de Clientes (Abertura de Conta em Banco ou Subscrição de Apólice em Seguradora) seja no contexto Operacional (Pedido de Reembolso de Despesas Médica).
Predictive Cash Management and Automation — SmartCash Prediktor o qual permite adicionar inteligência ao processo de negócio através da disponibilização de informação preditiva em 3 dimensões: disponibilidade de valores, fraude operacional e ocorrência de falhas nos equipamentos.
Predictive Cash Management and Automation — Easy Payment Quiosque vocacionado para efectuar pagamentos em auto-serviço 24x7, disponibiliza vários métodos de pagamento e de autenticação.
Neste novo mundo em que a actividade empresarial cada vez mais se caracteriza pela globalidade e pela desmaterialização do contacto humano ao nível de todos os business stakeholders, através destes novos Produtos a Documática espera obter um conjunto de benefícios muito significativos para as empresas, nomeadamente, maior eficiência, redução do erro humano, detecção de tentativa de fraudes e enriquecimento da informação transformando-a em conhecimento e utilizando-a no contexto específico de cada processo de negócio.
Os novos Produtos suscitaram grande interesse e receptividade por parte dos participantes. Os contactos mantidos durante a feira originaram já actividades subsequentes, existindo elevado potencial de concretização de parcerias com empresas locais e de novos negócios.
A participação na GITEX Technology Week 2020, evento de referência em tecnologia no Médio Oriente e África, foi um privilégio para a Documática, marcando uma presença europeia e em particular portuguesa, no mercado do Médio Oriente e África. Este facto não escapou aos jornalistas, que entrevistaram o nosso CEO para o canal de televisão local Zorins TV.
No final do exercício de 2020, e apesar de todos os constrangimentos resultantes da Pandemia COVID-19, a Documática já efectuou 26% do Investimento previsto para o Projecto.
Projecto Individual iQualifica2021 – LISBOA-02-0853-FEDER-041089
PROJECTOS INDIVIDUAIS – Qualificação das PME
PROJECTOS INDIVIDUAIS – Qualificação das PME
Programa Operacional Regional de Lisboa
O projecto tem como objectivo principal a Promoção da Competitividade, Flexibilidade e Capacidade de resposta da Empresa tendo em vista uma actuação activa e diferenciadora nos mercados externos, âmbito geográfico natural para o desenvolvimento sustentado da empresa. Objectivos estratégicos
Âmbito do Projecto
SmartCash Framework — Sistemas Globais para a Automação e Desmaterialização dos Processos de Gestão de Valores
SmartPayment Suite — Sistemas Globais para a Automação e Desmaterialização dos Processos de Processamento de Meios de Pagamento e dos Processos de Compensação Interbancária
SmartEnterprise Information — Sistemas Globais de Captura e Gestão de Informação e Automação de Processos
Investimento
Para atingir os objectivos, foi definido um plano integrado de investimentos cujas principais dimensões são as seguintes:
Protecção da Propriedade Industrial — O projecto prevê o registo de 2 Marcas de Serviços e Produtos ao nível Comunitário, assim como 2 Logotipos de Serviços e Produtos ao nível Nacional.
Competências Organizacionais — O plano de negócio prevê o upgrade do ERP PHC de forma a dotar a empresa de capacidade de emissão de Factura Digital e de cumprimento do Regulamento Geral de Protecção de Dados.
Reforço de Competências RH — O plano de negócio prevê a contratação de 1 colaborador com competências em coordenação e execução laboratorial de testes de certificação de qualidade de software, com o principal objectivo de criar novas competências nas áreas da qualidade e engenharia de Produtos e Serviços.
Sistemas de Garantia de Processos e Qualidade — O plano de negócio prevê a Implementação e Certificação do Sistema de Gestão da Investigação Desenvolvimento e Inovação (IDI) NP 4457, com o objectivo de incorporação de metodologias e processos de incubação de novos Serviços e Produtos.
Protecção da Propriedade Industrial — O projecto prevê o registo de 2 Marcas de Serviços e Produtos ao nível Comunitário, assim como 2 Logotipos de Serviços e Produtos ao nível Nacional.
Competências Organizacionais — O plano de negócio prevê o upgrade do ERP PHC de forma a dotar a empresa de capacidade de emissão de Factura Digital e de cumprimento do Regulamento Geral de Protecção de Dados.
Reforço de Competências RH — O plano de negócio prevê a contratação de 1 colaborador com competências em coordenação e execução laboratorial de testes de certificação de qualidade de software, com o principal objectivo de criar novas competências nas áreas da qualidade e engenharia de Produtos e Serviços.
Sistemas de Garantia de Processos e Qualidade — O plano de negócio prevê a Implementação e Certificação do Sistema de Gestão da Investigação Desenvolvimento e Inovação (IDI) NP 4457, com o objectivo de incorporação de metodologias e processos de incubação de novos Serviços e Produtos.
Identificação do Projecto
Designação do projecto | | | Projecto iQualifica2021 |
Código do projecto | | | LISBOA-02-0853-FEDER-041089 |
Objectivo principal | | | Promoção da Competitividade, Flexibilidade e Capacidade de Resposta da Empresa |
Região de intervenção | | | Lisboa e Vale do Tejo |
Entidade beneficiária | | | Documática - Sistemas de Processamento de Meios de Pagamento e Imagem, Limitada |
Notificação de Aprovação
Data de Aprovação | | | 26-03-2019 |
Data de Início | | | 03-04-2019 |
Data de Conclusão | | | 02-03-2022 |
Custo Total Elegível | | | 83.020,00 EUR |
Apoio Financeiro da UE | | | FEDER – 33.208,00 EUR |
Actividades e Resultados Alcançados
No âmbito do Investimento previsto no Projeto foram alcançados os seguintes resultados:
Inovação Organizacional
- Implementação Sistema de Gestão da IDI com Certificação IDI NP 4457
- Contratação de um Recurso Humano - Qualidade de Produtos de Software
- Upgrade do ERP PHC - Factura Digital /Serviços Suporte Técnico e Manutenção + RGPD
Inovação em Marketing
Registo da Marca dos produtos e serviços Documática a nível internacional
Registo da Marca dos produtos e serviços Documática a nível internacional
- Um Logotipo / Registo Nacional: Documática Delivering Innovation
- Uma Marca / Registo Europeu: Documática SmartBanking
Complementarmente, no âmbito do Investimento do Projeto de Internacionalização, foram ainda concretizadas as seguintes atividades:
Inovação Organizacional
Contratação de dois Recursos Humanos - Business Developer
Contratação de dois Recursos Humanos - Business Developer
Inovação em Marketing
- Implementação de um WebSite responsivo e bilingue
- Desenvolvimento de 2 Logotipos de Produtos
- SmartBanking
- Enterprise Transformation
- Prospeção de clientes
- África - Senegal
- Europa - Polónia
- Participação em Feiras e Exposições com Stand próprio
- GITEX Dubai em 2020
- Money 20/20 em Amesterdão em 2022
No final do Projeto, e apesar de todos os constrangimentos resultantes da Pandemia COVID-19, a Documática executou 94.6% do Investimento previsto.